RENOVAÇÃO DE CNH

REQUISITOS

Homem que conduz no carro

DOCUMENTAÇÃO

2-1-96da.jpg

PROCEDIMENTOS

A emissão de uma nova Carteira Nacional de Habilitação, quando a anterior estiver vencida ou prestes a vencer. Consiste na renovação do Exame de Aptidão Física e Mental, e ainda, Avaliação Psicológica, quando o condutor exercer atividade remunerada.

Caso o condutor possua cursos especiais para exercer atividade remunerada, e ainda não estiverem registrados em seu prontuário, deverá apresentar o certificado no atendimento da Escola Pública de Trânsito – EPT, para Averbação de Curso Especializado.

Quando o curso for realizado em outra unidade da federação, o condutor deverá providenciar a averbação, junto ao DETRAN do estado onde foi realizado o curso, antes de solicitar a renovação da CNH no Distrito Federal.

A informação do curso especial não sairá na CNH caso este esteja vencido há mais de cinco anos. Se houver interesse em manter o curso averbado na CNH, deverá informar à clínica, no momento da renovação, em seguida realizar a atualização do curso especial e apresentar o certificado na Escola Pública de Trânsito – EPT para averbação.

 Depois do vencimento da CNH o condutor ainda poderá transitar pelo prazo de 30 (trinta) dias.

REQUISITOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:


1.Documento de identificação (original e cópia).
2.Cadastro de Pessoa Física – CPF (original e cópia).
3. Carteira Nacional de Habilitação – CNH (original e cópia).

4. Foto 3×4 atual.

 

Para renovação de CNH emitida no Distrito Federal, ainda dentro do prazo de validade, esta será aceita como documento de identificação pessoal oficial, não havendo necessidade de apresentar o CPF.

 

O condutor que possuir a CNH no modelo antigo, sem foto (Prontuário Geral Unificado – PGU), quando da sua renovação, deverá apresentar a original deste documento. Caso o condutor não tenha mais a original da CNH, deverá apresentar boletim de ocorrência de extravio, roubo ou furto deste documento.

ETAPAS DO SERVIÇO

1.Comparecer a uma clínica credenciada pelo Detran-DF, para realizar o Exame de Aptidão Física e Mental (aquele que exerce atividade remunerada, deverá, ainda, realizar Avaliação Psicológica), portando toda documentação necessária e 01 (uma) foto 3×4 recente, sem óculos, boné ou qualquer outro acessório que dificulte a sua identificação, com fundo branco.

 

2.Realizar o pagamento das taxas.

 

3.Se apto, aguardar a nova CNH no endereço cadastrado no Detran-DF.

 

4.Se reprovado no Exame de Aptidão Física e Mental ou na Avaliação Psicológica, poderá realizar novo exame ou avaliação, devendo agendar o atendimento pessoalmente na Gerência de Saúde do Detran-DF.

 

O prazo para emissão e entrega da nova CNH é de 20 (vinte) dias, a contar da data de entrega do processo de renovação pela clínica, que só irá ocorrer após a confirmação do pagamento do serviço no sistema informatizado do Detran-DF.

(61) 3351-1011 // 985956237

zap1.gif
  • instagram
  • face